sábado, 14 de abril de 2012

Dropbox e Sugarsync: nunca mais perca um arquivo!


Como eu sou uma pessoa de muito bom coração, quase uma Madre Tereza, mais uma vez, vou dar uma dica que pode ser válida para o pessoal menos antenado, aqueles que não têm ficado atentos às novidades tecnológicas que tornam nossas vidas muito mais produtivas. Não importa qual o seu sistema operacional, você pode usufruir de dois serviços muito legais: Dropbox e Sugarsync. Eu não me importo muito em saber qual dos dois é o melhor, porque, afinal de contas, nada impede que usemos ambos simultaneamente, como eu mesma faço ;-)

Uma vez instalado no seu computador, o Dropbox abrirá uma pasta para a qual você pode arrastar arquivos, por isso, "dropbox" :-P Os arquivos constantes dessa pasta ficarão armazenados no servidor do Dropbox e poderão ser acessados de qualquer computador, por meio do navegador ou de um aplicativo próprio. Naturalmente, conforme você atualiza os arquivos localmente na sua pasta Dropbox, eles são atualizados também na nuvem Dropbox.

No caso do Sugarsync, você não precisa de uma pasta especial. Ele até abrirá uma pasta no seu computador chamada "Magic Briefcase", mas ela só serve para o que você quiser armazenar online, sem sincronizar. O serviço principal funciona da seguinte forma: Na instalação, você seleciona quais pastas do seu computador farão parte do Sugarsync. A partir de então, tudo que estiver nessas pastas será armazenado no servidor do Sugarsync e todas as suas atualizações, das pastas e dos arquivos, serão sincronizadas. Assim como no caso do Dropbox, você poderá acessar seus arquivos por qualquer outro computador, via navegador ou aplicativo especial.

Particularmente, como eu falei acima, uso ambos, até porque há um limite de armazenamento para as contas gratuitas, de modo que é interessante somar o espaço gratuito concedido por ambos os serviços. Para quem quiser fazer o mesmo, a dica é separar por categorias o tipo de arquivo que irá para o Dropbox e o tipo de pasta que irá para o Sugarsync. Como eu também uso o iCloud, serviço similar para usuários da Apple, o fato é que, se eu perdesse meu computador, eu não perderia um único arquivo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário